Tudo o que você precisa saber sobre fundo de emergência

Simplicity speaks volumes..png

Agora que todas suas despesas estão mapeadas, você até já cortou alguns gastos, vamos falar sobre fundo de emergência. Você sabe o que é isso? Fundo de emergência é uma quantia de dinheiro que você designa para honrar suas contas caso um imprevisto aconteça, por exemplo despesas médicas ou a perda de emprego. O ideal é ter o equivalente a três a seis meses do seu custo mensal de vida guardado em um investimento que possa ser acessado facilmente caso algo inesperado aconteça mas não tão fácil para que você saque com seu cartão de débito. Eu particularmente gosto da ideia de ter seis meses guardados, ainda mais morando fora do Brasil.

E agora? Eu não tenho um fundo de emergência, o que eu faço? Bom sinto lhe informar, é urgente que você construa sua reserva de emergência. O fundo de emergência passará a ser uma linha obrigatória no seu orçamento assim como a conta do celular.

Onde guardar? Como disse esse dinheiro tem que se manter intocado, então não pode ser guardado na sua conta corrente, mas ele tem que poder ser retirado no mesmo dia que você precise. Para quem está no Brasil e busca algo mais rentável que a poupança o Tesouro Selic ou um CDB com liquidez diária são ótimas opções, converse com seu banco ou com sua corretora para programar aplicações mensais. Para quem está aqui nos Estados Unidos, o ideal seria ter um “saving account” num banco diferente da sua “checking account”. Mas caso você tenha preguiça, ache difícil administrar, peça ao seu gerente que crie um “saving account” exclusivo para seu fundo de emergência.

Quanto guardar? De acordo com seu orçamento você pode determinar quanto deve guardar mensal para atingir o seu objetivo, mas como é uma emergência possuir essa reserva, todo corte que você fizer pode ajudar acelerar esse processo. Para tornar mais divertido, você pode criar diferentes desafios, por exemplo nesse mês não comeremos em restaurantes, no outro não comprarei roupa e no terceiro vou só usar transporte público e caso alcance seus primeiros 1.000 reais guardados, pode se dar um prêmio como ir ao cinema, ou comprar um vinho para celebrar sua vitória com seu parceiro.

Pense também em coisas que você pode fazer para ter uma renda extra. Você faz um brigadeiro maravilhoso, por que não vender alguns e todo o lucro ir para sua reserva de emergência? Sabe aquela adega super hi-tech que você ganhou de casamento, e está lá cheia de bugigangas e nenhum vinho? Tenho certeza que alguém ficaria muito feliz de comprá-la e esse dinheiro pode ir direto para seu fundo. Toda quantia inesperada que entrar pode ser poupada como a restituição do imposto, um cheque que você ganhou do seu avô de aniversário (sim, viramos adultos mas seremos para sempre netos).

Pode parecer árduo, mas pense como pode ser libertador saber que você está preparado para qualquer eventualidade que aconteça, porque ser rico não é ter só dinheiro mas sim a liberdade fazer as escolhas sem se prender por limitações financeiras.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s